Embora em alguns países o consumo de cogumelos seja quase um ritual, por aqui ainda estamos engatinhando na arte de cultivá-los, prepará-los e apreciá-los devidamente. Mas a Villa Barrichello está determina a popularizar cada vez mais os cogumelos, mostrando a todos como estas delicias nos fazem bem!
Estamos passando por um período de grande calor e, em tempos assim, uma comida leve cai muito bem, nos faz sentir mais saudáveis, mais leves, traz mais frescor aos nossos dias e nos mantém perfeitamente alimentados (no sentido de “encher a barriga” mesmo), nos fornecendo grandes doses de vitaminas e proteínas, para dizer o mínimo e, ainda, nos ajudando na eliminação dos líquidos, que nesta época são retidos pelo nosso organismo, muitas vezes de forma inadequada. São ricos em fibras, ajudando na digestão e melhorando o funcionamento de nosso intestino e, o melhor, que já ressaltamos diversas vezes, não contém gorduras e zero colesterol!
Se você ainda não leu muitos artigos sobre estes fungos comestíveis, resumimos para vocês que os mesmos sintetizam várias substâncias específicas do seu reino, como alguns tipos de açúcares, alguns lipídeos, e proteínas ricas em cisteína, todos ativos que explicam partes dos benefícios que eles podem trazer aos humanos. Cogumelos são considerados tônicos, diuréticos, sedativos, estimulantes da imunidade, afrodisíacos, estimulantes do fígado e do baço, adstringentes e resolutivos pelas medicinas tradicionais. A ingestão diária de cogumelos, dizem os sistemas tradicionais, reforça as defesas e previne várias doenças como os problemas cardiovasculares e o câncer.
E isso tudo não é “balela”, não são informações simplesmente jogadas por aí para que o consumo de cogumelos aumente. São informações resultantes de estudos sérios, realizados em diferentes países, durante diferentes e grandes espaços de tempo, por estudiosos, médicos e cientistas renomados. As civilizações que comumente consumem estes produtos também estão ai comprovando sua eficácia. Portanto, se você tem acesso a estes produtos, se gosta de seus sabores, não há motivo para não consumi-los.
A Villa Barrichello luta para que cada vez mais tais produtos e seus benefícios estejam disponíveis e acessíveis ao público em geral. A Villa Barrichello é realmente apaixonada pelos cogumelos e seus benefícios, e deseja que todos possam desfrutar dos mesmos.
Ultimamente está sendo muito divulgado nos Estados Unidos que, em complemento a tudo quanto acima escrito:
1) Os cogumelos são uma boa fonte de ácido pantatênico (B5), uma vitamina B que auxilia na produção de hormônios e desempenha um papel importante na função do sistema nervoso;
2) Os cogumelos contêm niacina (B3), que ajuda a promover uma pele saudável e garante que o sistema digestivo e o sistema nervoso funcionem corretamente;
3) Os cogumelos são uma boa fonte de riboflavina (B2), uma vitamina B que ajuda o crescimento e a reprodução do cabelo, da pele, das unhas e alivia a fadiga ocular e aftas ou fissuras ao redor da boca.
Então, você vê, os cogumelos contêm muitas vantagens que seu corpo simplesmente não pode ficar sem: combatem inflamações, fornecem antioxidantes, fortalecem a imunidade, combatem o câncer, fornecem ácido fólico, nos deixam mais jovens e mais bonitos, ajudam o bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardíaco, etc, etc, etc, não tem calorias, gorduras, nem colesterol!
O que você está esperando?!?! Explore nosso site, explore nossa empresa, veja nossos pontos de venda, estamos aqui para esclarecer suas dúvidas, dar dicas, e lhe fornecer cogumelos da maior qualidade! Aproveite!
Para finalizar, como não poderia deixar de ser, para animá-los, segue mais uma receitinha deliciosa:
Cogumelo Portobello recheado com queijo chevre e mel
Ingredientes:
20 unidades de cogumelo portobello médio/grande;
300 g de queijo chevre;
100 ml de creme de leite;
200 g de mel;
2 dentes de alho picado;
½ maço de alecrim;
1 maço de salsinha picada;
Sal a gosto; e
Azeite extra virgem de Oliva;
Modo de fazer:
Limpe os cogumelos retirando o talo (mas não os descarte), mantendo o chapéu inteiro e os coloque em um refratário. Reserve. Depois, pique bem os talos e refogue junto com o alho triturado.
Bata o queijo com o creme de leite até ficar cremoso, num mixer ou liquidificador. Quando chegar nessa consistência, adicione os talos já refogados e a salsinha.
Regue com mel os cogumelos, levemente, e, em seguida, cubra-os com a mistura de queijo acima. Feito isso, regue novamente com mais mel, dose de forma que desejar, com bom senso, pois não deve ficar muito doce! E polvilhe o alecrim picado.
Unte um refratário com azeite e coloque os cogumelos. Depois é só assar durante uns 40 minutos em forno a 160°.
Essa receita rende, aproximadamente, 10 porções e é uma ótima opção de aperitivo!