O Shiitake e a sua beleza

Shiitake. Quando você ouve esta palavra provavelmente a primeira coisa que vem à sua cabeça é um prato de comida delicioso e, até relativamente pouco tempo, as pessoas ligadas ao mundo dos cosméticos também tinham a mesma ideia. Porém, por meio de inúmeros estudos e pesquisas, foi descoberto que este sagrado alimento também auxilia (e muito!) na cosmética.

Este site já disse muito sobre todos os benefícios que os cogumelos trazem à sua saúde, mas este artigo focará em benefícios marcantes e muito mais visíveis, digamos assim, do cogumelo Shiitake. Benefícios externos, estéticos. Todos sabem que nossa pele, nosso cabelo, nosso corpo, respondem às substancias que ingerimos, quanto mais natural for nossa alimentação e nosso estilo de vida, melhor será nossa aparência e disposição.

Contudo, existem produtos que nos auxiliam no cuidado do corpo de fora para dentro e aí também entra o Shiitake! Entre suas propriedades notadamente benéficas a nosso organismo, estão as antioxidantes – muito fortes – que o convertem em uma excelente substancia anti-envelhecimento (além de um excelente alimento anti-envelhecimento, claro!), e isso vem sendo muito explorado.

Várias marcas muito famosas e confiáveis de cosméticos e cremes de tratamento utilizam o Shiitake em seus produtos de beleza desde 2003; não estamos aqui para fazer propaganda das marcas especificamente, mas se você colocar no Google as palavra “shiitake” e “beleza” ou “cosméticos” juntas, achará uma lista de produtos bem convidativa.

Os produtos trabalham com o extrato do cogumelo Shiitake, fazendo com que o complexo natural do mesmo, atue em harmonia com a química única da sua pele para ajudar a melhorar a aparência da mesma. Foi comprovado que os produtos sérios a base de Shiitake tem a capacidade de aumentar a vitalidade da pele, deixando-a com ar leve, radiante e jovem por mais tempo.

Além de ser um antioxidante natural, o Shiitake tem mais um trunfo, é uma excelente fonte de ácido kójico, que é uma importante substancia que age no clareamento da pele, ajudando a “desbotar” as manchas de sol e de acne nela existentes, deixando-a cada vez mais uniforme e equilibrada. O ácido kójico tem também uma qualidade adstringente que, dizem os estudiosos, tem a capacidade de, temporariamente, “esticar” sua pele. Daí a campanha assídua pelo uso continuo dos cremes para que a melhora da pele seja verificada e mantida com satisfação.

A informação acima, nos faz, por fim, fechar com chave de ouro este verdadeiro tratamento de beleza que o Shiitake nos proporciona, pois é comprovado que o mesmo também possui propriedades que ajudam a acabar com a flacidez e/ou rugas da pele, trabalhando para aumentar a elasticidade e firmeza da mesma.

Lembramos que os seus cabelos, unhas, etc, serão igualmente beneficiados por todo o complexo vitamínico existente neste alimento!

Em uma época de estilo de vida agitado, raios UV mais fortes e aumento da poluição, o envelhecimento prematuro da pele tornou-se um tema quente na indústria da beleza e cuidados com a pele – o Shiitake está muito em evidencia e pode ser seu grande aliado nesta “batalha” – com sabor delicioso, fácil preparo, versatilidade para qualquer tipo de receita, fácil acesso, não há motivos para não dar a seu corpo tudo o que ele merece, de dentro pra fora, e, ainda, sentir-se mais feliz e mais bonito!

E igualmente de fora para dentro – vale a pena consultar seu médico e/ou dermatologista e ver que tipo de creme à base de Shiitake encaixa-se melhor à sua pele e seu estilo de vida – experimente e comprove tudo que este ingrediente da sabedoria milenar pode oferecer para sua beleza e saúde.

Fonte: vários sites de publicação de estudos sobre o assunto e sites direcionados a cuidados com a pele.