Limpeza e cuidados essenciais
Muitas pessoas tem duvidas do que devem fazer com os cogumelos uma vez que chegam em casa com eles; pois bem, os cogumelos de nossa marca Villa Barrichello já são higienizados no momento de sua embalagem – isso ocorre para facilitar a vida de vocês, consumidores, pois todos os cogumelos são produtos muito porosos, eles são como esponjas mesmo, e absorvem muita água, assim, se vocês os deixarem de molho, por exemplo, perderão o produto. Os cogumelos absorverão toda água que puderem e se tornarão inchados e gelatinosos, não podendo mais ser utilizados de forma adequada e perdendo, sobretudo, suas propriedades nutricionais – que tanto são exaltados.
Para lavar os cogumelos, basta passá-los bem rapidamente sob água corrente, enxugando-os imediatamente. Alguns dos mais renomados chefs de cozinha recomendam apenas passar nos cogumelos um papel toalha úmido ou pano de cozinha úmido também – já é o suficiente.
De resto, é só fatiar ou picar em cubos, conforme a receita que for executar e iniciar o preparo. Os cogumelos, salvo alguma determinação especifica da receita, não devem ser cozidos em água de forma alguma, pelo mesmo problema dito acima, absorção excessiva desta substancia. Eles são, portanto, produtos que vem prontos para o consumo.
Em caso de maiores dúvidas, nos escrevam na seção “contato”, teremos grande prazer em trocar experiências!
Prazo de validade
Os cogumelos, em média, duram de 10 a 15 dias se forem absolutamente conservados em temperaturas adequadas – isso quer dizer conservados durante todo o tempo em local refrigerado, preferencialmente fechado, onde não há muita perda de temperatura. A temperatura ideal é ente 2 e 5 graus Celsius. Se você os deixar expostos durante um dia todo, por exemplo, fora da refrigeração e depois guardá-lo da geladeira novamente, pode esperar por uma validade mais curta – os cogumelos são produtos delicados e extremamente perecíveis, porem, tratados adequadamente, não decepcionam! Guarde-os em suas embalagens originais e mantenham em mente que quanto antes os produtos fresquinhos são consumidos, mais benefícios trazem à saúde!
Congelamento
Os cogumelos podem sim ser congelados e, uma vez congelados, não temos noticias de prazo no qual os mesmos tenham estragado, e já fizemos bastante testes – eles duram muito tempo mesmo! Contudo, existem maneiras corretas de congela-los e existem aqueles cogumelos que após o descongelamento apresentam-se melhores e mais gostosos que outros.
O cogumelo Paris por exemplo, se congelado, não fica tão gostoso – ele fica bem borrachudo, utilizando o termo vulgar, mas que caracteriza bem nossa percepção, e perde seu sabor…já o cogumelo shiitake, fica novo em folha!
Para ser congelado o shiitake deve ser limpo, se você assim quiser, fatiado ou cortado em cubos – ele não deve ser congelado inteiro – isso porque, novamente, voltamos a questão da absorção de água. Quando do descongelamento, o shiitake inteiro absorverá mais água e ficará ruim para consumo, já fatiado ou picado, será mais fácil. Depois de picado ou fatiado, coloque-o em recipiente totalmente lacrado, próprio e congele. O descongelamento deve ocorrer diretamente na panela onde sua receita for ser executada, coloque um pouquinho de manteiga ou azeite no fundo da mesma, apenas pra que o cogumelo não grude – assim, toda água vai evaporando à medida que o descongelamento vai ocorrendo, deixando um cogumelo perfeito, como fresco. Após totalmente descongelado, basta dar continuidade a receita.
Os shimejis seguem a mesma linha, tendo que ser “desfiados” previamente ao congelamento.
OBS 1: existem pessoa que recomendam que os cogumelos sejam fervidos com água, sal e vinagre antes do congelamento, já fizemos o teste e, em nossa experiência, não vimos diferença, a não ser no gosto, que restou prejudicado por conta do sal e do vinagre.
OBS 2: você também pode congelar seus pratos prontos com cogumelos, eles resistem e não perdem o sabor e características.
Poderes Nutricionais
As receitas que envolvem calor, nossas preferidas, multiplicam seus poderes. Aquecidos, durante pelo menos dois minutos, os cogumelos atingem uma boa concentração dos princípios ativos. Já quando o assunto é prevenção, indica-se consumir 30 gramas ou o equivalente a três colheres de sopa dos cogumelos comestíveis por semana para afastar os mais diversos problemas de saúde. Confiram os artigos sobre o assunto em nosso Blog!
Quantidade de cogumelos por pessoa
Várias pessoas nos perguntam quanto comprar de cogumelos para servir tantas pessoas; pois bem, tudo depende muito da receita que será feita. Nossa melhor dica sempre será usar o bom senso de cada um, contudo, fica aqui uma outra dica: em geral, para receitas onde apenas um tipo de cogumelo será utilizado, uma bandeja de 200 g serve bem de 2 a 3 pessoas. Em receitas onde serão usados diversos tipos de cogumelos, 100 g de cada já é o suficiente.
Para um aperitivo, uma bandeja de 200 g de shimeji, por exemplo, bem desfiado, servirá até 8 pessoas – claro que contando com a presença de outros aperitivos diferentes também. Isso vale para todas as qualidades de cogumelos – para a receita básica com manteiga e shoyu encontrada na seção “receitas” “MIX DE COGUMELOS”.
Lembrem-se que não é preciso haver desperdício dos cogumelos não utilizados – eles durarão na geladeira por mais 10 dias – durante este tempo você poderá inseri-los em outras receitas, em um omelete rápido, etc, e também podem ser congelados para datas futuras.
Curiosidade: em termos dos benefícios chamados medicinais dos cogumelos, indica-se consumir pelo menos 30 gramas ou três colheres de sopa desses cogumelos toda semana para afastar os problemas de saúde.