Ingredientes:
6 xícaras de caldo de legumes ou caldo de galinha (ter um pouco mais de reserva, caso seja necessário)
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 ¼ xícara cebola bem picadinha
100 gramas de cogumelos shiitake fatiados
100 gramas de cogumelos paris fatiados
2 colheres de sopa de tomilho fresco picado
2 xícaras arroz próprio para risoto (arborio)
¼ xícara de vinho branco seco (opcional)
1 xícara de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de queijo mascarpone**
Sal e pimenta do reino moida a gosto
1 copo e ½ de mirtilos frescos (blueberries) lavados (os mirtilos hoje em dia são facilmente achados em mercados como Oba, Pão de Açucar e Fartura ou Dalben – caso não sejam encontrados os frescos, não desanime, os em conserva também são gostosos!).
** Se você não achar esse queijo italiano cremoso em casas de produtos importados ou supermercados que oferecem produtos do exterior (como Oba, Pão de Açucar e Fartura ou Dalben), há algumas opções “caseiras”: misturar cream cheese com creme de leite em lata, na proporção de dois para um, ou, ainda, misturar partes iguais de ricota e creme de leite. Não ficará igual, mas chegará próximo.
Modo de fazer:
Faça seu caldo de legumes ou galinha, ou dissolva um caldo já pronto, como preferir, deixe ferver, depois cubra e mantenha o caldo quente.
Derreta a manteiga com o azeite em uma panela grande em fogo médio. Adicione a cebola e refogue-a até ficar macia e translúcida, cerca de 2 minutos. Adicione os cogumelos e o tomilho. Refogue rapidamente, mais uns 3 a 5 minutos.
Adicione o arroz, mexa bem para cobrir todos os grãos de arroz e cozinhe por cerca de 1 minuto. Adicione o vinho. Cozinhe até que a maior parte do líquido seja absorvido.
Comece a adicionar o caldo, ½ xícara de cada vez. Mexa constantemente, esperando que cada xícara de caldo seja absorvida antes de adicionar a próxima xícara. O risoto estará no ponto quando o arroz estiver al dente, deve estar cozido, porém mais durinho.
Quando atingir este ponto, tire-o do fogo e misture o queijo parmesão e o queijo mascarpone, mexendo bem para obter uma consistencia cremosa e homogenia, coloque sal e pimenta a gosto. Adicione os mirtilos inteiros, por último – coloque-os aos poucos, mexendo suavemente, eles devem ficar aquecidos, mas não devem quebrar.
Prove e ajuste o tempero. Sirva imediatamente.
Veja nosso artigo sobre food pairing, onde esta receita foi inspirada.